Esportes

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O TIRO QUE SAIU ÀS AVESSAS

CONFIRA A REPORTAGEM DE  GERALD HASSE(Amigos de Pelotas)
Nesses tempos de espionagem global escancarada, quando todo mundo se sente impotente em face da prepotência dos big players do business, o juiz Felipe Augusto de Magalhães Calvet, da 8ª Vara do Trabalho de Curitiba, acaba de castigar o banco HSBC com uma multa de R$ 67,5 milhões (mais custas de R$ 1,35 milhões) por mandar arapongar funcionários licenciados para tratamento de saude.
A sentença de 15 páginas foi dada no último dia 7 de fevereiro. O valor elevado, que reverterá para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), visa ter efeito "pedagógico" sobre o réu (e seus pares da banca), conforme recomendação de Theodoro Junior, mestre da valoração das sentenças.
O processo corria em segredo de justiça, mas na decisão final o juiz autorizou a divulgação dos fatos para que todos reflitam e tirem suas conclusões sobre a ética no mundo dos negócios. O HSBC nada divulgou, mas é provável que recorra à segunda instância.
A firma contratada para fazer o trabalho instalou até câmeras de espionagem na casa dos suspeitos. De um deles vasculhou o lixo. A outro apresentou-se como empresa de pesquisa com vasto questionário. “Foi somente por 10 dias”, afirmou o chefe da espionagem, admitindo que fez o serviço sujo, tido como normal no mundo dos negócios.
O banco alegou boa intenção: desconfiava que os funcionários licenciados estivessem fraudando a Previdência... Em vez de notificar o INSS, contratou um agente secreto da iniciativa privada do Paraná, onde tem sede o HSBC. 
Controlado por capitais ingleses associados a asiáticos, o HSBC é o continuador do Bamerindus, fundado em Curitiba em 1928 por Avelino Vieira, pai do ex-senador José Eduardo de Andrade Vieira, que também foi ministro da Agricultura e presidente do PTB.
Em sua propaganda institucional, o HSBC afirma possuir quatro pilares: solidez, relacionamento, proximidade e know-how, qualidades que estariam disponíveis em 865 agências no Brasil.  
LEMBRETE DE OCASIÃO
“Se você é um profissional que busca constantemente o desenvolvimento interpessoal, além de possuir comprometimento, visão estratégica, facilidade para trabalho em equipe, foco no cliente, liderança e visão de negócio. Então tem o perfil ideal para trabalhar no HSBC”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário