Esportes

quarta-feira, 31 de agosto de 2016


O ATLETISMO MOSTRA A IMPORTÂNCIA E A RIQUEZA 
NA FORMA LÚDICA NO CONTEXTO ESCOLAR  

      O Atletismo é a forma mais antiga de um desporto organizado, vem dos tempos de outrora em que correr, saltar e lançar eram encarados como uma aprendizagem vital na caça e na guerra. A versão moderna é bem mais ampla, pois trata-se de um esporte com provas de pista (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas (decatlo e heptatlo), corridas de rua (de diversas distâncias, como a maratona e corridas de montanha); provas de cross country (corridas com obstáculos naturais ou artificiais); e marcha atlética.

       Considerado o esporte-base, por testar todas as característica básicas do homem, o atletismo não se limita somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física.

        O esporte na dimensão educativa e de inclusão social é assegurado por lei na constituição Federal, art. 217, que diz "É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais como direito de cada um”. É legitimado para crianças e adolescentes em seu Estatuto, no capítulo IV, artigo 59, que cita: "Os municípios com o apoio do Estado e da União estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para a programação cultural, esportiva e de lazer voltada para infância e a juventude". 


        A escola entra nessa lógica na concessão do espaço e na responsabilidade de fomentar essas práticas educativas. E o ensino do atletismo deve focar seus propósitos ao que a carta maior deste país determina. Apesar de se tratar de um dos conteúdos clássicos da Educação Física, o atletismo é ainda muito pouco difundido nas escolas brasileiras e se são trabalhados estão sendo feitos de maneira restrita onde as aulas se concentram em poucas modalidades, geralmente corridas e saltos. 


       O trabalho que vem sendo desenvolvido na Escola La Salle Canguçu, E.M.E.F. JOÃO JOSÉ DE ABREU e E.M.E.F. JULIO DE CASTILHOS vem a contemplar e desenvolver o aluno integralmente através do Atletismo também. Assim com a criatividade e construção de novas formas de movimento e da inserção das mesmas no contexto pedagógico dos outros esportes, o atletismo resgata valores importantes da Educação Física.

        Na escola não trabalhamos em cima dos grandes nomes, marcas e recordes que, com o apoio da mídia, que transformam os atletas em verdadeiros super-homens. Esse trabalho na escola não abordar esta visão. Procuramos focar as artes do atletismo dentro de um contexto escolar que tem como objetivo proporcionar à socialização, interação, inclusão, desenvolvimento motor e cognitivo, em fim, o ser humano em sua totalidade.



        Para trabalhar o conteúdo de atletismo dentro da escola devemos trabalhar algumas modalidades para realização das tarefas voltadas para o público escolar.

É o trabalho de formiga que gera e forma futuros cidadãos.  












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