Esportes

terça-feira, 16 de abril de 2013

ALERTA NO LITORAL BRASILEIRO! CICLONE ENTRE QUARTA E QUINTA-FEIRA


Ciclone traz risco de forte ressaca 

para a costa brasileira

Não se pode descartar até a possibilidade de danos em algumas praias, especialmente do Sudeste brasileiro
Quase diariamente são lançados alertas de agitação marítima nos quadros de previsão do tempo, mas na maioria dos casos não é perigoso a se justificar um alerta em rede nacional. Desta vez não. O cenário que se antecipa entre esta quarta(16) e a quinta-feira, em grande parte da costa brasileira, informa a Metsul, é de alto risco. Um enorme ciclone, apesar de já não ser tão intenso, avança nesta segunda para Norte/Nordeste pela costa da Argentina e estará na altura do litoral brasileiro, embora a uma grande distância do continente.
Este ciclone extratropical no Atlântico Sul segue deslocando ar mais frio em direção ao Sul do Brasil, o que explica o vento moderado ontem no Rio Grande do Sul, com rajadas mais fortes no litoral sul gaúcho. As rajadas atingiam 50 quilômetros por hora ao meio-dia nos departamentos uruguaios de Rocha e Maldonado, e no Chuí. Sobre o mar, o enorme ciclone gera vento muito forte sobre extensa área no Atlântico Sul e acaba induzindo importante ondulação que vai se deslocar ao largo da costa brasileira até quinta-feira.
A costa do Rio Grande do Sul será atingida terça e quarta, mas entre quarta e quinta-feira o mar vai se tornar muito agitado também no litoral do Sudeste do Brasil. A agitação deve ser significativa em pontos da costa brasileira e as ondas em alto-mar podem bater sete metros, potencialmente perigoso para a navegação.
Por isso, a MetSul alerta para o risco de ressaca no Litoral Sul do país entre até esta quarta-feira, quando a altura das ondas deve aumentar bastante, podendo ficar entre três e quatro metros. A ressaca pode ser forte em algumas praias. A navegação, especialmente por pequenas embarcações pesqueiras, é altamente desaconselhável.



Danos?
Não se pode descartar até a possibilidade de danos em algumas praias, especialmente do Sudeste brasileiro, onde há um maior número de pontos vulneráveis. Na costa do Sul, a agitação do mar e o risco de ressaca é maior entre esta terça e a quarta-feira. Já no litoral da Região Sudeste, a agitação do mar deve aumentar muito entre quarta e quinta-feira, com ondas muito altas em praias de São Paulo e do Rio de Janeiro

 Fonte: www.diariopopular.com.br  às 23:05 hs 16 de abril 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário