Esportes

terça-feira, 2 de abril de 2013

E.M.E.F. JÚLIO DE CASTILHOS

       E.M.E.F JÚLIO DE CASTILHOS                      
 
                      A Escola Municipal de Ensino Fundamental JÚLIO DE CASTILHOS, está situada na Colonia São Manoel, 8º Distrito, ao lado da comunidade São Mateus. A Escola possui duas salas de aulas, refeitório-cozinha, banheiros feminino e masculino, almoxerifado.

Em torno da Escola existe grande espaço  físico, para desenvolver atividades externas (Educação Física,
trilhas, aulas de campo, passeios . . .). 
          A escola atende o Ensino fundamental do 1º ao 5º ano em turnos de manhã e tarde.
          O corpo docente e composto por professoras regentes no pedagógico e professores nas especializadas(Educação Física e Arte). Na Direção está a professora Sonia Mariza de Oliveira Romano, que atende também o 4º e 5º Ano. 
                                    À esquerda Sonia Mariza Romano
No 1º, 2º e 3º anos são atendidos pela professora Elisandra Koenzgen . 

Já nas especializadas, a Escola conta com a professora Marfa Bento, que atende todas as turmas ministrando aulas e ofinas de Arte. 















A escola também é atendida, em todas as turmas, pelo Professor Esp. Dacy Vareira Junior  com a Educação Física (Recreação, atividades lúdicas, iniciação aos desportos . . .). 

A escola ainda conta com uma Orientadora Educacional Maria de Fátima Cantarelli Martins, que atende todas as turmas (alunos e suas familias). 

Por fim como funcionária,  Lucia Von Appen dos Santos, atende os alunos na merenda e serviços gerais na escola. 


                      A escola mantém vínculo estreito com a comunidade, a mesma através dos pais, está presente e participativa neste educandário. 

                      Escola Júlio de Castilhos é  uma escola cetenária, fundada em 1896, é considerada uma das  mais antigas escolas municipais, na zona rural. No principio foi fundada pela comunidade Luterana, onde era seu funcionamento, junto a Igraja São Matheus. O pastor Oscar Fischer lecionou por quase 50 anos na escola, por isso por muito tempo, a mesma era conhecida pela escola dos Fischer.
                      Esteve fechada por 11 anos, foi reaberta novamente em março de 2003, com o prédio reformado pela na época SME, com capacidade de atender até 100 alunos turnos manhã e tarde. Na ocasião da reabertura da Escola Júlio de Castilhos esteve presente, com 99 anos de idade, um ilustre convidado. João Tessmer, que estudou na escola de 1910 à 1915, deixou registrado na época, em relato emocinado ao Diário Popular(7 de março de 2003): " Aqui aprendi tudo que de escola e religião". A reinauguração ainda contou na época com a presença do Prefeito Fernando Marroni e o Secretário de Educação Mauro Del Pino, no qual afirmaram a politica de facilitar o acesso a escolar da comunidade local. 

                      Segundo o Diário Popular, com a reabertura da escola trouxa à tona uma das mais  atuantes das personalidades teuto-brasileira. O Pastor Fischer, foi a principal figura do educandário, além de dar aulas para as crianças, o pastor ainda formou dezenas de professores que se espalharam por todo interior do município e cidades vizinhas. O educandário nesta época chegou a ter 90 alunos. Segundo Tessmer "o pastor Fischer era exigente, mas muito carismático".
                    


                     Atualmente a  Escola Júlio de Castilhos, organiza-se participando e promovendo também eventos culturais e esportivos. Onde vem se destacando e buscando novas experiências, vivências e aprendizados:
 
Comunidade Evangélica Luterana São Matheus


                                         CULTO EUCUMÊNICO
                   CORAL EMEF JULIO DE CASTILHOS


Culto Eucumênico unindos as "tribos". . .
Nesta linda e simbólica entrada, os aluno da EMEF Júlio de Castilhos, traziam consigo frutos do trabalho das familias daquela região como agradecimento  a DEUS pela sutentabilidades e manutenção das mesmas na área Rural.

Os alunos apresentaran-se em Coral juntamente com os professores e funcionários da escola, entoando musicas e paródias, trabalhadas em horários possíveis extraclasses e oficinas na escola, com professor Dacy Vareira Junior e com auxilio das professoras Elisandra, e Sônia, da Orientadora Fátima e da funcionária Lúcia.
MOMENTOS EMOCIONANTES COMO ESTES, ONDE TIVEMOS A PARTICIPAÇÃO E A PRESENÇA DE TODOS OS SEGMENTOS, É QUE FOMENTAM A MOTIVAÇÃO DE SER EDUCADOR E BUSCA A DIFERENÇA DENTRO DAS POSSIBILIDADES DO SISTEMA EDUCACIONAL.
Esteve presente neste evento palestrando os Senhores: Pastor Jorge, Reverendo Ramassés e o Padre Capone.
                                                      


                         Onde destacaram a importancia da familia na escola, o papel dos responsáveis no acompanhamento da vida escolar dos alunos, também a importância da permanência das familias no campo, da fortaleza e essencia primária e economica, que é os frutos do nosso Rural. Foi muito relevante a colocações dos palestrantes que ministraram o culto, sendo que  o pastor Jorge junto ao irmão gaiteiro cantou canções que sempre trazem mensagens de paz, amor união, fé e humanidade.




ESCOLA DESTAQUE NOS EVENTOS ESPORTIVOS
O começo, a estreia para tudo e para todos sempre nos leva à ansiedade, medo e todavia à descobertas e conquistas. e não foi diferente com os alunos da Escola Júlio de Castilhos. Presentes pela primeira vez em uma competição educacional e saudável, os educandos participaram dos jogos do campo 2011 na Vila Nova, Escola Nestor Eliseu Crochemore.
o começo de um ciclo . . .
                         
Olha ai a Eduarda nas suas primeiras conquistas . . . 


Lado a lado com os desafios, numa vivência saudável,  aprendendo com as derrotas e as conquistas.         
  
São momentos como estes que nos reporta a retroceder as primeiras lembranças dos primeiros passos da nossa infancia... Os pé descalços... Alegria na face para quebrar barreiras ...


                                Assim são os "Pequenos Gigantes" da Escola JULIO DE CASTILHOS  . . .
                              
               
                                      A tranquilidade, a leveza e a beleza natural  . . .  



O conjunto, a doação, a garra, o empenho e a superação dos alunos. . .
São virtudes que servem de motivação para qualquer professor ... 

E o brilho nos olhos detas joias, já diz tudo . . .
                    Nos eventos esportivos a escola está crescendo gradualmente ano à ano. Em sua partipação em 2011 a EMEF JULIO DE CASTILHOS nos JOGOS DO CAMPO, obteve ótimos resultados se destacando no Atletismo, Coletivo e individual. A aluna Julia foi Vice Campeã 80mts rasos Pré- Mirim feminino, O aluna Eduarda Yung foi Vice Campeã nos 50mts rasos, na categoria fraldinha feminino. O revezamento masculino Pré Mirim foi Vice Campeão com os alunos Gustavo, Lucas, Bruno, Leonard e Willian, com os demais alunos se destacando e chegando próximo aos medalhistas daquele ano. E para fechar esse dia com chave de Ouro, as meninas da E.M.E.F. Júlio de Castilhos com muita tranquilidade, porém nao menos garra e raça se sagrou CAMPEÃ DO REVEZAMENTO PRÉ-MIRIM Feminino jogos do campo 2011.


                  Já em 2012, foram muitas conquistas e novas experiências e novas participações, inclusive de alunos que não tinha ainda presenciado esses tipos de eventos.
                           












                     
                      A Secretaria Municipal da Educação e do Desporto (Smed), através dos supervisores de Educação Física, Juliano Carrion e Luciene Fernandes, informa que foi realizado mais uma  etapa da edição 2012 dos Jogos do Campo.  
                        O evento teve como sede a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nestor Eliseu Crochemore e contou com a colaboração, na arbitragem junto a sua equipe, do coordenador do PELC, o professor Carlos Eduardo Gonçalves, dos estagiários da Smed e da diretora da escola, Lia Novelini.
                        A secretária Municipal de Educação e Desporto, Mariluce Kurz Vieira, afirmou que os Jogos do Campo se tornaram referência de projeto no Município, em função de toda trajetória já percorrida.

                        A EMEF Júlio de Castilhos foi a escola  CAMPEÃ GERAL DOS JOGOS DO CAMPO 2012, obtendo o maior número de troféus em todas as modalidades. Cabe ainda ressaltar todo o apoio oferecido pela direção da escola, em nome da diretora Lia Novelini, para que os jogos fossem realizados com sucesso.

Fonte : http://www.pelotas.rs.gov.br/noticias/detalhe.php?controle=MjAxMi0xMi0xMA==&codnoticia=32904

10 Dez 2012 18:14 Redator(a): André Cunha MTB: 13.975


LOCALIZAÇÃO da escola no MAPA:



  • 95. E.M.E.F. Júlio de Castilhos  Responsável : Sonia Mariza de Oliveira Romano.Telefone: 99614711
  • © Desenvolvido pela COINPEL Companhia de Informática de Pelotas.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário